Maternal I

2013

Interação: Dia do índio

Atividades diversificadas e significativas é como avalio esta semana na EMEII Vicentina, duas datas comemorativas tão importantes para os nossos alunos com  uma riqueza de aprendizado!!
Na interação entre salas foi a vez do Maternal IB abrir o livro gigante e contar a história dos primeiros habitantes do Brasil, com direito a encenação dos pequenos alunos...Foi Lindo.




Comemoração Cívica

No dia 03 de Abril comemoramos o aniversário de 64 anos de Cerquilho. Sabendo da importância das comemorações cívicas a EMEII Vicentina desenvolveu com seus alunos uma semana especial para ensinar os pequenos o valor que tem a nossa cidade .
Parabéns Cerquilho !!!
Vejam as Fotos do Hino à Cerquilho e o Parabéns com direito a bolo...































Comemorando o Dia Livro os alunos do Maternal II B fizeram o "Caça ao Tesouro no Mundo da Imaginação".Acompanhem abaixo:
Na interação entre as salas as professoras do Maternal I A contaram uma belíssima história mostrando a importância dos livros (a história é uma adaptação de "Chapeuzinho Vermelho"). Os nossos alunos amam esse momento!!!(Obrigada pela força Prô Jú!)


Você acha que acabou? Claro que não! Teve até a construção de uma maquete "A Oca" e a linda roda de música contextualizada do Mini Maternal.



O período da tarde do Maternal IB apresentou para as crianças uma das comidas típicas dos índios, a mandioca, em roda de conversa as crianças pegaram , sentiram a textura e provaram!! Vejam as fotos:



Finalizando na sexta- feira com "chave de ouro", as professoras do Maternal IA prepararam uma belíssima apresentação com a participação dos pequenos!!!!
Parabéns à toda equipe pelo empenho e criatividade, vocês são maravilhosas!!!! 



Dia da água

Uma semana muito especial foi a semana da água ! Os professores da EMEII Vicentina desenvolveram atividades especialmente comemorativas mostrando a importância da  água em nossas vidas...
Um destaque para as turmas do Maternal IIB que desenvolveu atividades lúdicas  cantando com Patati Patatá  "chuveiro", incentivando o uso correto da água sem desperdício e Maternal IB que desenvolveu
os "animais no gelo"estimulando as sensações táteis de forma divertida . Parabéns !!!!
Vejam as Fotos:


Páscoa

Na semana da Páscoa a EMEII Vicentina preparou atividades especiais para seus  alunos, confiram algumas fotos:

As turminhas no período da tarde vivenciaram a visita de um coelho de verdade e com muito carinho as crianças observaram o animalzinho aprendendo o respeito pelos animais  e também o verdadeiro significado da data e  que o coelho é apenas um símbolo  .Todas as salas desenvolveram atividades especiais nesta semana.Um destaque para o  Maternal II B  que desenvolveu atividades diferenciadas como: "O mistério do ovo","Revezamento de coelho","Chicotinho queimado" e muitas outras ...Pura diversão!




























































E é claro que não faltou a visita do coelhinho e entrega dos ovos de chocolate, as crianças se divertiram  também com esse momento especial.
Mais uma vez a Equipe Vicentina se superou. Parabéns!!!
































Essa é a data mais doce do ano não é mesmo? Mas em meio aos ovos deliciosos de chocolate e muitas comidas gostosas não podemos nos esquecer do real significado desta data...

As origens do termo  
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem. 
Entre as civilizações antigas  
Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera eram de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.

A Páscoa Judaica
Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.
Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.  
A Páscoa entre os cristãos
Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo.O próprio Jesus, quando instituiu a ceia do Senhor se deu no dia de páscoa (Mateus 26:17-19) e não foi pela sua ressurreição que ele a instituiu, e sim, em memorial a ele, e anunciando a sua morte até que ele venha a nos buscar(I Cor 11:26)
Entre alguns cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém  
A História do coelhinho da Páscoa e os ovos  
A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.


2012


MATERNAL I A

Atividade: Linguagem Oral e escrita e Identificação de figuras

Esta atividade foi desenvolvida em sala de aula onde trabalhamos com revistas e livros para estimular a sensibilidade tátil e visual para aguçar a identificação de figuras diferentes.
Para contribuir com o desenvolvimento linguístico e enriquecer  o seu vocabulário .
Melhorar sua capacidade  de observação, concentração, estimular sua imaginação e o seu gosto por diferentes tipos de leituras e materiais linguísticos.

















MATERNAL I B

Atividade: Jogo da memória de cores

O objetivo da atividade é estimular a percepção visual, concentração e a memorização da criança, fazendo também que elas tenham o momento de descontração e aprendizado.
Trabalhamos assim, as cores primárias  e através deste jogo de memória eles irão aprender a distinguir as semelhanças entre as fichas coloridas.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário